Nervos intercostais

Nervo: Nervos intercostais
Latim nervi intercostales
Gray's pág.945
Inerva    Músculos intercostais
MeSH Intercostal+Nerves

Os nervos intercostais são ramos ventrais dos nervos torácicos localizados entre o segmentos T1 e T11. Os nervos intercostais localizam-se entre as costelas,[1] apresentam-se em pares e fornecem a inervação sensitiva e motora do tórax e abdômen,[2] e são distribuídos principalmente na pleura torácica e peritônio abdominal e diferem dos ramos anteriores dos outros nervos espinhais, pois cada um deles segue um curso independente sem formação de plexo.

Consistem em 12 pares de nervos situados sob as costelas.[2] Tais nervos podem ser afetados por doenças responsáveis por causar dores nas costas, como a herpes zoster e a nevralgia,[3] normalmente sendo indicativo de baixa imunidade ou estresse.[4]

Os dois primeiros nervos fornecem fibras para o membro superior, além de seus ramos torácicos; os próximos quatro são limitados na sua distribuição às paredes do tórax; os cinco menores fornecem as paredes do tórax e do abdômen. O sétimo nervo intercostal termina no processo xifóide, na extremidade inferior do esterno. O 10º nervo intercostal termina no umbigo. O duodécimo (subcostal) torácico é distribuído na parede abdominal e na virilha.

Ao contrário dos nervos do sistema nervoso autônomo que inervam a pleura visceral da cavidade torácica, os nervos intercostais surgem do sistema nervoso somático. Isso lhes permite controlar a contração dos músculos, bem como fornecer informações sensoriais específicas sobre a pele e pleura parietais. Isso explica por que o dano à parede interna da cavidade torácica pode ser sentido como uma dor aguda localizada na região lesada. O dano à pleura visceral é experimentado como uma dor não localizada.

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 30 de novembro de 2011. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2012 
  2. a b http://www.auladeanatomia.com/neurologia/toracicos.htm
  3. http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=337
  4. «Cópia arquivada». Consultado em 30 de novembro de 2011. Arquivado do original em 23 de novembro de 2011 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search